Centro de apoio a Imigrantes e refugiados

O presente Trabalho de Conclusão de curso apresenta como tema um espaço para promover a integração com os que chegam, sejam eles imigrantes ou refugiados que possam realizar um processo de adaptação segura e tranquila, com todas as garantias legais.

Projetar um complexo que atenda a demanda dos diferentes tipos de uso propostos e que também possa modificar a partir de eventos diferentes.

Colocar o Centro de Apoio de Imigrantes como um movimento positivo, mas suficientemente forte para causar modificações econômicas, étnicas e culturais.

Propor desenvolvimento cultural, econômico e social a todos os cidadãos de forma igualitária, através da orientação e integração a nossa sociedade.
Um projeto cuja metodologia se concentra nestas pessoas como agentes de mudança no bairro, na cidade.

A escolha do local levou em consideração três intenções:

A primeira intenção é que o terreno estivesse inserido numa zona onde há maior número de refugiados em Porto Alegre: Zona norte.

A segunda intenção é que o projeto estivesse inserido num terreno em um local próximo de pontos de interesse dos imigrantes e refugiados, ou seja uma zona diversificada, de grande densidade e que podem facilitar a adaptação dos imigrantes na cultura local.

A terceira intenção é que este terreno estivesse localizado em uma zona com histórico imigrante a fim de propor um projeto que pudesse, não só atender a população de imigrantes e refugiados, mas também atuar no processo de revitalização do local. IAPI é uma vila residencial no bairro Passo d’ areia.

Rio Grande do Sul é um estado de imigrantes, que sempre acolheu bem, e o mínimo que podemos fazer é ter um espaço projetado na Capital para dar orientações a auxiliar essas pessoas até porque muitas delas passaram por grandes traumas saindo do pais onde estavam para vir para cá.

O Sistema construtivo é o de Madeira Laminada Cruzada (Cross Laminated Timber). A madeira é um material universal que proporciona acolhimento e aconchego, sentimentos importantes para imigrantes refugiados que estão chegando ao Centro, um gesto de boas-vindas através da materialidade escolhida.

O projeto combinou uma estrutura CLT com um sistema em fundação em concreto. Devido a escolas e hospitais ao redor este sistema construtivo também foi pensado por ser silencioso, rápido, e com impacto ambiental muito baixo. A escolha desde sistema é importante para difundir os benefícios deste sistema construtivo no Brasil.

Deixe seu comentário