Centro Cultural Estação Férrea

Centro Cultural Estação Férrea
O sentimento de pertencimento que a população tem com a Estação Férrea é uma ideia força para o desenvolvimento deste projeto, foram trabalhadas ideias centrais que são o desenvolvimento de um espaço cultural e de lazer que atendesse a todas as faixas etárias, valorizando a memória da população e o patrimônio histórico da cidade, reciclando e requalificando o prédio da Estação Férrea, seu entorno e a cidade.
O projeto se desenvolverá através da Estação Férrea, tendo-a como foco principal, o traçado conduzirá o usuário pela Estação para que este tenha acesso aos demais setores, criando assim ambientes integrados, com conforto e comodidade ao público.
Para realizar a conexão entre o Centro Cultural e a cidade foi desenvolvida diretrizes urbanísticas, um eixo de ligação que auxiliará e conduzirá o usuário aos três maiores polos culturais e arquitetônicos da cidade, o centro administrativo, a Enfermaria Militar e a Estação Férrea. Estes eixos sofrerão requalificação visando a qualidade e a segurança do usuário, principalmente ao pedestre.
Neste projeto foram analisados os conceitos de arquitetura e mais precisamente na área de patrimônio, alguns conceitos que se fazem presentes são: 5 R’s (reciclar, repensar, recusar, reduzir e reutilizar); conservação; restauração; retrofit e revitalização. Para o desenvolvimento do projeto o conceito escolhido foi o de reciclagem. A reciclagem do edifício e seu entorno tem como objetivo o resgate e a divulgação das memórias da comunidade.
Os objetivos principais do projeto são preservara a memória dos moradores que utilizaram o trem e a Estação Férrea, atender as necessidades de lazer e cultura da comunidade, desenvolver o potencial turístico e financeiro da cidade e agregar qualidade de vida aos moradores.

Deixe seu comentário