Centro Administrativo de Terra de Areia

O presente Trabalho de Conclusão de Curso propõe a implantação de um novo Centro Administrativo Municipal na cidade de Terra de Areia/RS. A proposta do Centro Administrativo surge com o intuito de sanar a carência de uma estrutura física adequada que abrigue os diversos setores da administração pública municipal.
Serão partes integrantes do Centro administrativo o gabinete do prefeito (prefeitura) e onze secretarias de governo. Também farão parte da estrutura física um auditório de pequeno porte, sala de multiusos para eventos públicos, uma cafeteria e uma praça.
Atualmente o município possui como sede da prefeitura um edifício precário que não atende as suas necessidades. As instalações além de sucateadas, não possuem espaço físico suficiente para abrigar todas as secretarias e gabinete do prefeito de maneira adequada, de forma que parte das secretarias estão atualmente instaladas em outros três prédios espalhados pela cidade. Partindo dessa problemática, o município carece de uma estrutura física que atenda às suas necessidades e que reúna os principais setores responsáveis pela administração pública municipal em um mesmo local da cidade. O novo Centro Administrativo visa agregar valor com um edifício mais eficiente, que proporcione melhores condições de trabalho aos funcionários públicos e melhor qualidade dos serviços públicos oferecidos para a população em geral.
A concentração dos diferentes segmentos da administração municipal, busca promover uma maior eficiência na comunicação entre os setores e uma maior proximidade e facilidade de interação com a população.
A localização do Centro Administrativo Municipal em uma área central do núcleo urbano tem o intuito de promover uma maior acessibilidade as populações usuárias ao mesmo tempo que de forma sustentável promove a economia de recursos gastos com aluguel e deslocamento entre os diversos setores localizados em diferentes sedes espalhadas pelo município.
A requalificação da área central onde será implantada a nova sede do centro administrativo contribuirá para a criação de um espaço público vivo e de qualidade, bem como, a valorização do entorno e consequente expansão da cidade para os vazios urbanos existentes nas imediações, criando então um novo polo gerador de centralidade.
O projeto será viabilizado através da ação direta do setor público nas escalas federal, estadual e municipal, em parceria com agentes privados, juntos proporcionarão o financiamento do empreendimento. Serão beneficiados os funcionários e toda a população que usufrui dos serviços administrativos municipal de Terra de Areia.
A fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, o partido arquitetônico foi resultado da utilização de técnicas construtivas da arquitetura bioclimática, considerando as condições climáticas local e o uso de materiais adequados.

Deixe seu comentário