Biblioteca Pública Municipal de Bento Gonçalves

 

O projeto da Biblioteca Pública Municipal de Bento Gonçalves surge com o intuito de preencher uma lacuna na cidade, em que foi constatado que a atual sede não supre adequadamente as necessidades para o público. Com grandes deficiências em relação ao espaço do acervo e a falta de ambientes específicos e acessíveis, o edifício atual acaba não mais comportando o programa para a cidade.

O projeto tem como premissa fomentar o conhecimento no município, tornando-se um ambiente acessível para o público e possibilitando a interação das pessoas com o conhecimento de diversas maneiras. Deixando de ser apenas um local para armazenagem de livros e trazendo ambientes interativos com o usuário, com disponibilidade de mídias digitais e espaços amplos para o convívio e a longa permanência.

A área de intervenção foi escolhida por ser um ponto chave no centro da cidade, com proximidade de escolas, praças e transporte público. Esta parcela do terreno, encontra-se em um desnível de solo acentuado e apresenta grandes problemáticas como o abandono e a insegurança de transitar pela escadaria, que localiza-se ao seu lado.
O partido do novo edifício busca desenvolver o conceito de integração entre o edifício e a praça, aumentando o fluxo de pessoas nessa região, o que acaba aumentando a sensação de segurança. Não sendo apenas um local de estudo e pesquisa, mas principalmente sendo um ambiente de encontro e lazer, que possibilite a contemplação da paisagem e promova a longa permanências dos usuários, tornando-se um marco dessa região.

 

Tema: Bibliotecas
Tags: Bento Gonçalves

Deixe seu comentário