Arena Multiuso Santa Rosa

A crescente procura por espaços de lazer e atividade sócio/culturais passou a concentrar pessoas em alguns pontos da cidade de Santa Rosa/RS. Um desses locais é o Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, considerado um dos maiores do estado, com 45hectares, sede de eventos de grande porte como feiras e shows nacionais e estaduais. Pelo histórico do local, fora dos períodos de eventos o uso cai significativamente. É a partir disso que nasce a ideia de permanência nesse local. A fim de gerar a infraestrutura necessária e melhorar esse grande espaço de encontro, à administração e Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável da cidade, lançaram um plano de lazer para o parque. Para suprir uma das principais necessidades, de um local que comportasse essa demanda concebeu-se a ARENA MULTIUSO SANTA ROSA.

A concepção do projeto parte da arquitetura de ocupação onde o indivíduo compõe-se a obra e se insere no local trazendo sentido ao espaço criado. O grande volume é acomodado suavemente nos desníveis do terreno. Permeado pela luz e ventilação natural através de fechamentos leves utilizados nos planos internos e externos, do nível do observador ao subsolo. A estrutura rege a composição e gera os usos, desenvolvida em módulos ordenadores de 8.40 metros, que tornam a construção exequível com maior economia e funcionalidade. Para vencer o vão livre de 60 metros que comporta a quadra poliesportiva, pórticos em aço seguindo a modulação proposta foram posicionados próximos às extremidades, tensionados por cabos e ao centro do volume apoiado sobre essa estrutura principal, uma treliça espacial contínua otimiza a altura final. Espelhado para ambos os lados, dentre sua base de concreto acomodam-se as arquibancadas, áreas de apoio ao programa e demais serviços oferecidos, distribuindo o programa de necessidades. O espaço é acessado em umas de suas faces pelo nível da arquibancada alta com saída direta para uma esplanada de acesso, ligada à área de café. A face oposta pelo nível mais baixo posiciona-se da mesma forma, com saídas de emergência e chegada em uma praça de atividades, de acesso público e de serviço.

As áreas de vegetação, percursos e locais de permanência completam a proposta. O contraste do natural provindo dos espaços abertos que circundam a área, junto à estrutura aparente e os grandes encontros dos planos formados, traz o tratamento compositivo vivo ao observador em todos os espaços da Arena. Logo, assim cercado, se mistura ao volume em sua escala e torna-se por fim parte de um todo.

Deixe seu comentário