ACADEMIA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO POLICIAL MILITAR CORONEL AFFONSO EMÍLIO MASSOT

AFAPM é um conjunto de estruturas num mesmo espaço geográfico que irão servir como base para formar profissionais – policiais militares – aptos para as atividades e desempenho da função para atuarem em situações críticas e de risco. Um centro de treinamento integrado e adequado promoverá o desenvolvimento dos policiais trazendo esse novo conceito para Pelotas e região, de profissionais bem preparados, em condições físicas e psicológicas para atuar em prol da sociedade.
O terreno situado na cidade de Pelotas possui uma área superficial de 220.750,60 m², medindo frente a Sudoeste 400,95 metros à Avenida Zeferino Costa, ao norte do município.
O zoneamento iniciou no setor de formatura, pátio central e a partir daí os alojamentos, o refeitório, espaço esportivo e o setor administrativo. A volumetria dos edifícios foi pensada de forma individual, mas com a preocupação com o todo, que ficassem interligados e uma comunicação única. Uma grande marquise fará a ligação dos prédios e acima de tudo terá a função de sombrear o caminho.

Materiais e métodos construtivos são tradicionais com mão de obra e blocos cerâmicos originários de olarias dessa região.
Os alojamentos dispostos em blocos em U servem para os dormitórios ficarem iluminados e ventilados. A escola, tem o bloco em forma de H para obter uma ventilação cruzada.
Os espelhos d’água tem a função de delimitar a área restrita de formaturas e orientar a entrada de acesso principal além de fazer limites a locais impróprios.

Tema: Escolas, Institucional
Tags: Militar, Pelotas

Deixe seu comentário