A ESCOLA COMO PÁTIO DA CIDADE: UMA PROPOSTA DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

 

Considerando a desigualdade histórica da educação pública brasileira e a atual necessidade de ressignificação da educação, o projeto aborda o Ensino Integral, buscando discutir e refletir acerca da sua verdadeira essência.
Localizado em Santa Catarina, o município de São Lourenço do Oeste se insere neste contexto nacional. Com cerca de 23 mil habitantes, a cidade também é carente de espaços públicos para convivência comunitária.
A proposta surgiu buscando um novo olhar para a cidade e para a comunidade, abordando a educação integral a partir dos territórios educativos e da ressignificação dos espaços públicos. Extrapolam-se os limites da escola, compreendendo a cidade como agente essencial no aprendizado e na formação cidadã.
No projeto, a liberdade e a flexibilidade do aprendizado são refletidas nas conexões e usos dos espaços. Atividades acontecendo simultaneamente e envolvendo experimentações diversas, convidam a comunidade para a troca.
Na escala urbana, a intervenção proporcionou diferentes espaços de aprendizado exploratório na cidade, reorganizando edifícios para estabelecer um complexo de atividades comunitárias.
Já o recorte arquitetônico aprofundou o projeto em uma das quadras, contendo intervenção na Escola Maria Goretti, um edifício público importante na história local, porém valorizando sua identidade arquitetônica, e conservando-o a partir da manutenção dos usos. Ao lado deste, foi proposto um novo edifício, para dar suporte às demais atividades do programa. Juntos, os dois compreendem um Centro de Atividades para o Contra turno Escolar da rede de ensino municipal. Espaços pensados para garantir a liberdade de aprendizagem, de experimentações, de troca e diálogo, na cidade contemporânea.

 

 

Tema: Escolas
Tags: Escola, São Lourenço do Oeste

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